Sobre

O conteúdo desse blog se refere ao processo de elaboração, desenvolvimento e realização de um projeto de curadoria e de organização de uma exposição. Sabendo que esse processo não é nada simples, pois necessita tempo, envolve uma série de negociações entre todos aqueles que participam de variadas formas, e levanta inúmeras questões, acreditamos que relatá-lo é também considerá-lo parte do produto do projeto inicial ou daquilo que virá sob o formato expositivo.

Parte de uma idéia de que na maioria das vezes não se conhece as etapas de realização de uma curadoria, que quase sempre nos chega como um produto acabado e afirmativo daquilo que propõe, fazendo com que a crítica se dê também apenas em cima desse resultado final.

O objetivo aqui não é ensinar, ou demonstrar como se faz uma exposição de arte, pois a maneira como se faz e de lidar com imprevistos é particular de cada projeto curatorial. Considera-se este blog, e todas as outras plataformas virtuais que o acompanham, um dispositivo tão importante quanto a exposição, um dispositivo que antecipa o contato com a arte e o debate artístico e estende seu campo de ação para além dos limites físicos do espaço expositivo. Assim, entre esses registros e a exposição apresentada ao público se encontrará um “pensamento em construção”.1

Para mais informações sobre como receber as atualizações do blog, veja a seção “Como acompanhar?” na página sobre as plataformas virtuais.

[1] – SALLES, Cecília Almeida. “Redes da Criação”, p.13