Oficina de curadoria: Cauê Alves
- Dias: 23/11 e 25/11 das 14hs às 17hs
- 15 vagas preenchidas por seleção a partir de carta de interesse
- Inscrições prévias por meio de formulário neste site
O objetivo da oficina é discutir práticas curatoriais, o curador como profissional que organiza, supervisiona ou dirige exposições, seja em museus ou nas ruas, em espaços culturais ou galerias comerciais. Também pretende refletir sobre a seleção de projetos e sobre esse campo interdisciplinar que é a curadoria, o uso público da reflexão e a definição de critérios de seleção, e a noção de obra de arte como abertura.
O processo se dará a partir do exame dos projetos participantes da “Temporada de Projetos na Temporada de Projetos”. A oficina irá se desenvolver com a realização de exercícios de seleção e debates sobre o papel e funções do curador e do júri nas instituições de arte.
Informações sobre os preparativos da oficina
Sobre Cauê Alves
Cauê Alves é mestre em Filosofia pela FFLCH-USP, concluído em 2004, e doutorando na mesma instituição, orientação Profa Dra Marilena Chauí.
Desde 2005 atua como professor de História da Arte e Estética nos cursos da Faculdade de Comunicação da FAAP e no curso de Arquitetura e urbanismo da Escola da Cidade. Desde 2006 é curador do Clube de Colecionadores da Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Foi membro da equipe da curadoria de “MAM[na]OCA: arte brasileira do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”, prédio da Oca, outubro de 2006/ janeiro de 2007. Em 2009, curou a mostra "Quase Líquido" no Itaú Cultural. Foi membro de inúmeros júris, entre eles da 6ª edição da Bolsa Iberê Camargo, de algumas edições da Temporada de Projetos do Paço das Artes, do 30º Salão de Arte de Ribeirão Preto, do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (2004 e 2005).
Formulário de inscrição
Obrigado pelo interesse, mas as inscrições já foram encerradas!