Atualizações

Após a abertura das exposição e o início das atividades tem sido mais difícil manter as postagens aqui no blog em dia, o que não significa que pouca coisa tem acontecido. Confira alguns dos acontecimentos do último mês:

Site

A página inicial do “projetosnatemporada.org” foi reformulada para uma melhor apresentação e comunicação com visitantes. Esperamos agora que as informações estejam mais claras e acessíveis para quem quiser entender o que é a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos.

Transmissão

Nos horários dos encontros no Paço das Artes, para quem não puder comparecer (seja por falta de tempo ou impossibilidade física), é possível assistir às transmissões ao vivo pelo canal da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos no justin.tv. Ali também ficam arquivadas as transmissões, que podem ser (re)assistidas a qualquer momento. Na medida do possível disponibilizaremos outras gravações (do som e vídeo em qualidade maior).

Universidade de projetos

Leia o relato do encontro com o professor e pesquisador Hernan Chaimovich, por Livia Benedetti. Mais relatos dos eventos ocorridos no último mês deverão ser publicados em breve! Por enquanto é possível acessar as gravações ao vivo de alguns dos encontros, basta clicar em “assista a gravação do evento” ao lado da data de cada evento na página que lista os encontros.

Textos

Novos textos de referência estão disponíveis na página da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos na rede do Fórum Permanente
  • Sobre projetos – entrevista concedida por Luiza Proença e Roberto Winter a Deyson Gilbert, da equipe de críticos do Paço das Artes.
  • A solidão do projeto – por Boris Groys. Texto de referência traduzido com autorização do autor alemão.
  • Alguns (in)cômodos do projeto – por Luiza Proença e Roberto Winter. Texto elaborado para o livro da “Temporada de Projetos 2009″, que será produzido pelo Paço das Artes e lançado no início de 2010.
Em breve outros textos serão disponibilizados.

Simpósio

Assista ao vídeo da apresentação do case Temporada de Projetos na Temporada de Projetos na mesa “Espaços, intercâmbios e cooperação no âmbito da arte” no III Simpósio de Arte Contemporânea do Paço das Artes. A apresentação dura apenas 10 minutos e tenta dar conta de apresentar os aspectos principais da proposta. Para concebê-la nos baseamos no método Lessig de apresentações; são 100 slides apresentados de modo que tenta ser mais dinâmico do que uma apresentação usual. Leia o relato sobre a mesa escrito por Ana Elisa Carramaschi.

Imprensa

Reportagem publicada na revista da Fundação Iberê Camargo. A reportagem é baseada numa longa entrevista por email concedida a Luísa Fedrizzi, editora do site da Fundação.

Comunicação

Para facilitar o envio de lembretes e mensagens de divulgação, criamos uma nova lista de emails específica. Na página de contato você encontra o formulário para inscrever seu email na lista de divulgação das atividades e novidades da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos.
Vale lembrar que para dar conta das atualizações seguimos utilizando o Twitter (que pode ser acompanhado também via fluxo) e o grupo no Facebook.
deixe o seu comentário a respeito deste post »

Cartaz de eventos

Este é o cartaz com todos os eventos que deverão ocorrer ao longo do período da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos. O registro desse encontros você encontrará na nossa página no Fórum Permanente, em cerca de 15 dias após a data do encontro. Este blog continuará informando as atualizações e publicações da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos.
Cartaz dos eventos da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos

Cartaz dos eventos da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos

2 comentários »
05/10/2009

nas categorias:
realização

tags: , ,

comente esse post

Abertura Temporada de Projetos na Temporada de Projetos

Convidamos a todos para a festa de abertura da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos. Vale lembrar que a abertura é um momento muito pontual e por isso também esperamos todos nos eventos que irão ocorrer ao longo do período da exposição (de 6 de outubro a 6 de dezembro).
Convite abertura Temporada de Projetos na Temporada de Projetos

Convite abertura Temporada de Projetos na Temporada de Projetos

deixe o seu comentário a respeito deste post »
04/10/2009

nas categorias:
realização

tags: , ,

comente esse post

Montagem!

Desde terça-feira estamos em um processo intenso de montagem da exposição! Tudo tem que estar pronto para segunda dia 05/10!

Instalação das luminárias no espaço da exposição

Instalação das luminárias no espaço da exposição. Clique na imagem para ver mais fotos da montagem.

deixe o seu comentário a respeito deste post »
16/09/2009

nas categorias:
realização

tags: , ,

comente esse post

Universidade de projetos

Dentro daquilo que estamos chamando de “Atividades de apoio”, desenvolvemos um programa de encontros que pretende criar um espaço para a reflexão sobre a idéia de “projeto” em diversas áreas do conhecimento, pois um importante fator que consideramos desde o início da proposta da exposição é a interdisciplinaridade que ela permite. Some-se a ele o fato de o Paço das Artes estar dentro da USP, ainda que curiosamente bastante distante dela, e configura-se uma preocupação que gostaríamos de abordar, numa tentativa de estreitar os laços do Paço com a comunidade da USP e da comunidade da USP com ele. A idéia então é convidar docentes de várias unidades da USP para estabelecerem relações entre o tema da exposição e suas respectivas áreas de pesquisa em pequenos encontros que vão ocorrer ao longo da exposição. Acreditamos que esse estreitamento seria benéfico não só para oxigenar os debates específicos que ocorrem dentro da área de artes visuais (ao apresentar, por exemplo, como se lida com a elaboração de projetos em outras áreas), mas também, no sentido inverso, esclarecer alguns modelos das artes visuais para as outras áreas (por exemplo, desvelar o fato de que, ao contrário do que se costuma pensar, muitos artistas operam hoje de modo muito similar ao do trabalho em outras área do conhecimento). Até o momento convidamos os seguintes docentes (alguns ainda sem confirmação):
  • Hernan Chaimovich – Química
  • André Motta – História/Medicina
  • Clice Mazzilli – FAU
  • Fábio Kon – IME
  • Fernando Iazetta – Música
  • Marina Nielsen/ Marcelo Munhoz – Física
  • João Frayze-Pereira – Psicologia
  • Laerte Sznelwar – POLI
  • Celso Favaretto – Educação
  • Regina Markus – Biologia
deixe o seu comentário a respeito deste post »
03/09/2009

nas categorias:
realização, site

tags: ,

4 comentários

Novas tentativas expográficas

Projeção da expografia

Baseada na sessão de trabalho de ontem, essa projeção tridimensional mostra alguns elementos novos/modificados do projeto expográfico original. Ainda falta definir (e muito) as cores dos elementos. Clique na imagem para ver no Flickr.

Umas quatro horas de trabalho mais tarde…:
Projeção da expografia

Com mais alguns elementos. E estudo para cores (a parede da direita e duas partes da mesa são brancas, mas nesse ângulo fica cinza). Clique na imagem para ver no Flickr.

Comentários serão muito bem vindos. (Em breve mais informações…)
4 comentários »