em: 18/08/2009

nas categorias:
realização

tags: ,

Folder 2 – o Folder

Recebemos o boneco digital de como será o folder da exposição. Ficamos bastante surpresos e satisfeitos com a a qualidade da solução para a diagramação dos elementos do folder, principalmente com a solução para a apresentação dos nomes dos participantes da exposição (que também servirá como guia para consulta aos projetos). Como a cor exata não estava à mão dos designers, o preto foi usado para dar uma idéia do preenchimento.
Folder Curadoria

Verso do folder. Clique na imagem para ampliar.

Folder curadoria

Frente do folder. Clique na imagem para ampliar.

Vimos alguns pequenos problemas, como a falta de indentação
Falta de indentação no primeiro parágrafo do folder

Falta de indentação no primeiro parágrafo do folder. Clique na imagem para ampliar.

e também um título do texto que virou parte dele
Inserção do título "A Exposição" no texto.

Inserção do título "A Exposição" no texto. Clique na imagem para ampliar.

Esses pequenos problemas foram corrigidos, exceto pelas inúmeras vírgulas inseridas pela revisão, sobre as quais optamos nem comentar com a equipe do Paço. A primeira alteração mais substancial que sugerimos foi a troca de uma das imagens que já aparecia em nosso projeto por uma foto da página do projeto em si onde a imagem aparece, ou seja:
Substituição de uma das imagens por fotografia do projeto.

Substituição de uma das imagens por fotografia do projeto. Clique na imagem para ampliar.

A intenção seria, com essa troca, evidenciar que a exposição trata dos projetos em si e das etapas de sua produção, formatação, apresentação e assim por diante. Pensávamos que, dessa forma, as imagens teriam um papel que vai além da mera ilustração. Mas,  de longe o mais importante, é o fato de que nossos nomes aparecem na capa, em um tamanho enorme, o que demonstra uma vaidade e culto a personalidade muito desproporcional ao que acreditaríamos que deveria ser dada aos ‘curadores’. Segundo a equipe do Paço, esse era o projeto gráfico original e ele apenas havia sido mantido (os designers que fizeram esse projeto já não trabalham mais com o Paço e quem faz as novas peças são outros designers, que seguem o projeto anterior). Pedimos e sugerimos que os nomes fossem trocados pelo nome da exposição, já que ainda que faça certo sentido colocar os nomes dos artistas da temporada assim em destaque (como indicava o projeto original) nos parece que no caso do projeto de exposição (ou curadoria) seria mais sensato que fosse indicado o nome da exposição selecionada (Temporada de Projetos na Temporada de Projetos). Se não por muitos outros motivos, pelo menos pelo fato de que são mais de 150 pessoas que participam da exposição e cujos nomes são tão importantes, se não mais, que os nossos.
Troca dos nomes dos curadores pelo nome da exposição.

Troca dos nomes dos curadores pelo nome da exposição. Clique na imagem para ampliar

Infelizmente nenhuma das duas propostas de alteração substancial foi aceita.

2 Comentários

  1. Maralice Camillo disse:

    Difícil…

    (mais um “não”, heim?)

  2. Em tempo: é curioso notar que o folder ainda não ficou pronto! (Pelo menos ainda não o vimos impresso).

    A “urgência” para aprovação, que foi apontada como um dos motivos para que não fossem feitas as modificações que pedimos, se fragiliza ainda mais como justificativa (ainda mais considerando que já se passou mais de um mês desde esse desentendimento)… bem difícil.

Deixe um comentário

 nome

 e-mail

 website
[Nome e e-mail são obrigatórios, o e-mail não será publicado.]

Ou use o Facebook: