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em: 17/08/2009

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Lista de participantes que exporão seus projetos

Depois de meses de trabalho e várias autorizações, hoje fechamos a lista final de participantes da exposição, ou seja, pessoas cujos projetos serão exibidos para consulta dentro do espaço expositivo. De um total de 322 inscritos, serão 151 expostos. Os projetos estarão organizados de acordo com os seus números de inscrição (numeração dada pela equipe do Paço). Segue a lista dos participantes em ordem alfabética de primeiro nome:
A.Luisa Guimarães Galvão (46), Águeda Ferrão (39), Alberto Lefèvre (112), Alexandre Damiano Junior (155), Alice Grou (50), Alice Ricci (91), Amanda Mei (2), Amir Brito Cadôr (241), Ana Basbaum (6), Ana Lucia Mariz (49), Ana N. Zveibil (226), Ana Sefair Mitre (152), Anaisa Franco (175), Andrea Xavier (89), Anne Cartault d’Olive (111), Bárbara de Azevedo (311), Bernadete Amorim (33), Beth da Matta (312), Bruna Oliveira (99), Camila Alvite (45), Camila Barbosa (172), Carla Chaim (133), Carla Guimarães Hermann (66), Carol Seiler (35), Carolina Cortes (266), Caru Albuquerque (137), Celeste Gimenez (77), Cesar Baio (271), Chico Zelesnikar (214), Claudio Matsuno (29), Cleone Augusto (300), Coletivo Vizo (134), Cristiano Lenhardt e Fernanda Gassen (322), Daniel Caballero (87), Daniel Seda (232), Daniel Tavares (13), Danielle Jacob (148), Danilo Perillo (109), Daré (179), Diego Bachmann (276), Diego Castro (82), Evandro Prado (7), Fabiana Queirolo (123), Fabinho Santana (40), Fabio Masami Hirakawa (36), Fabio Okamoto (12), Fabiola M. R. Racy (56), Fabrício Carvalho (201), Fernanda Eva (140), Fernanda Proença (165), Fernando Cardoso (18), Fernando Doria (81), Fernando E. Aznar (60), Flávia Fernandes (168), Flávio Abuhab (28), Francisco Edilberto (249), Gabriela de Andrade (9), Guilherme Callegari (64), Helen Faganello (58), Helga Miethke (106), Hóspede (147), Ivan Magalhães (216), Jimson Vilela (213), Joana Traub Csekö (318), João César de Melo (19), João Manuel Feliciano (307), Josette Barban (79), Julia Ishida (47), Juliana Bittencourt (183), Kamel Ilian (4), Kátia Fiera (103), Kelson Frost (231), Laerte Ramos (176), Leonardo Araújo (222), Leonardo Fanzelau (26), Leticia Ramos (294), Lílian Santos Gomes (225), Lina Wurzmann (138), Lucas Guerreiro (15), Luciana Ohira e Sérgio Bonilha (220), Luciano Zanette (243), Lúcio Carvalho (265), Luiz Cláudio Campos e José Henrique Barreto (251), Luiz Rodolfo Annes (25), Luiz Telles (139), Luiza Proença e Roberto Winter (121), Madu Almeida (118), Marcelino Peixoto (84), Marcelo Caldas (309), Marcelo Gandhi (22), Marcelo Maimoni (248), Márcio Távora (104), Marcos P A (132), Margarete Maria (268), Maria do Céu Diel (71), Maria Helena Bastos (297), Mariana Shellard (142), Maurício Ianês (44), Michel Groisman (315), Mirela Luz (267), Miriam Duarte Teixeira (115), Monica Tinoco (116), Newman Schutze (246), Nilson Sato (65), Paló Pessoa (14), Patrícia Golombek (52), Paula Almozara (154), Paula Fabiana (240), Paulo Mendes Faria (313), Paulo Nazareth (239), Paulo Torres (32), PINO (119), Raquel Gianneschi (101), Regina Parra (164), Renata Bueno (11), Renata Cruz (187), Renata Padovan (110), Renata Siqueira Bueno (83), Renato Leal (171), Ricardo Aguiar (75), Roberta Cani (194), Roberto Fleury (73), Rodrigo Carvalho (51), Rodrigo Castro de Jesus (269), Rosa Barreiros (16), Rosa Esteves (20), Rosilene Fontes (200), Salete Ribeiro (159), Sami Akl (221), Samir Jamal (195), Sandra Lapage (34), Sandra Lopes (193), Sérgio Regis Martins (93), Sheila Hara (284), Silvia Helena Cardoso (210), Simone Höfling (127), Susana Prizendt (92), Suzanne Salviní (41), Sylvana Lobo (70), Tarcisio Costa (80), Teresa Gambino (78), Tortella (114), Velasco (190), Virgilio Bomfim (314), Vitor Mizael (166), Wagner Cozzolino (24), Walter Trindade (72), William Golino (186), Willyams Martins (302), Zeljko Ungar (94).
(Em breve a lista estará disponível na seção participantes deste site)

Sobre a ‘autorização de uso’

Desde o início da realização da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos, sabíamos que haveria necessidade de uma ‘autorização de uso‘ para a exposição dos projetos dos artistas. Tal autorização deveria ser elaborada junto à assessoria jurídica do Paço das Artes. Em março de 2009, a primeira versão dessa autorização nos foi enviada como uma adaptação do termo de uso de obra para as exposições que ocorrem no Paço das Artes. A obra, no caso da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos, seria o projeto. Tivemos um problema na formatação dessa primeira versão. Era incompreensível onde o artista convidado deveria preencher os seus dados. Nos foi enviada assim:
LICENCIANTE: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx (em artes: xxxxxxxx xxxxxxx), (estado civil), (profissão), portador da cédula de identidade RG nº ____________ e inscrito no CPF/MF sob o nº ______________, residente e domiciliado na (endereço completo).
Pedimos para a Nathalia Meyer, da equipe de produção do Paço, alterar tal formatação e uma reunião com o advogado do Paço das Artes, o Abraão Mafra, foi necessária. O Abraão afirmou que a versão que nos foi enviada era uma versão muito antiga de termo de uso de obra, e que o termo utilizado hoje tem a formatação como nós gostaríamos:
Nome(“LICENCIANTE”):………………………………. RG:……………………………CPF/MF:………………….

Endereço:………………………………………………….

Telefone:…………………………………………………..

O problema foi que mesmo após a reunião que tivemos com o Abraão tivemos que esperar mais alguns dias, por conta dos feriados de abril, para ter uma segunda versão. E essa segunda versão também veio com alguns problemas, pois se referia a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos como uma “instalação fotográfica” ao invés de uma curadoria.  Enfim, dia 5 de maio conseguimos fazer todas as adaptções necessárias e dia 6 de maio enviamos a todos os artistas inscritos no Edital Temporada de Projetos 2009, menos aqueles que já haviam recusado o convite. Demos o prazo para receber todas as autorizações até 8 de junho. E ficamos esperando!

Primeiro contato com inscritos

O website e as cartas-convite já estavam prontos para serem disparados por nós assim que o Paço das Artes enviasse as cartas de agradecimento aos inscritos junto com a autorização para participar do nosso projeto. Na quinta feira, dia 11 de Dezembro de 2008, às 11:29hs, recebemos a primeira autorização. Surpresos, pois não nos havia sido avisado que as cartas tinham sido disparadas, começamos a receber muitas autorizações e alguns telefonemas. Alguns artistas elogiaram o projeto, afirmando que ele dá “a oportunidade a todos de mostrarem parte de seu trabalho”, ou que “possibilita um debate mais profundo sobre este modelo de editais que está em vigor em todo o Brasil”. Outros foram muito objetivos, enviaram a autorização diretamente, sem perguntas ou comentários. Do mesmo modo, alguns poucos também recusaram economizando palavras: “Ola, não tenho interesse de receber emails e participar dos projetos. Obrigado.”. Recebemos um telefonema de uma pessoa que não havia entendido muito bem a proposta, achava que estávamos nos disponibilizando a realizar de alguma maneira o projeto dela e já trouxe, diretamente, dúvidas quanto a essa realização. Algo que já imaginávamos que ia ocorrer, esclarecemos conforme necessário cada caso, explicando e re-explicando o projeto a cada um dos convidados. Recebemos também um email de um artista que questionava nossa proposta e recusou participar dela. Não ficou claro o porquê da recusa nem o questionamento da proposta. Ele sugeriu educadamente que conhecêssemos o trabalho “cura-dor“, do Grupo Aleph que, segundo ele, seria um projeto semelhante e que realmente não conhecíamos. O mesmo artista enviou um email diferente à equipe de produção do Paço das Artes e também à diretora Daniela Bousso. Nesse outro email, afirmou que o Grupo Aleph já havia realizado a mesma proposta no ano 2000 com o projeto “o cura-dor”, e que, assim, a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos não era um projeto inédito e por isso não estava de acordo com as exigências do edital do Paço das Artes, portanto, um projeto que não era válido:  “acho q a busca do novo não é o fundamental em arte, mas, na minha opinião, isso é repetição mesmo… pra não usar outra palavra mais feinha…”, afirmava ele no e-mail. Ficamos bastante surpresos com a reação do artista. Primeiro, pela exigência dessa originalidade. Se ele viu semelhanças com projeto em que ele realizou com o Grupo Aleph, não deveria isso ser motivo para trocas? E até mesmo pensar: quase 10 anos depois do trabalho do Grupo, será que nada mudou na maneira de se relacionar com a prática de elaboração de projetos e com o modelo dos salões de arte ainda tão presente na produção artística brasileira? Em segundo lugar, vimos muitas diferenças entre “cura-dor” e a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos . Enquanto “cura-dor” (como o próprio nome indica) se propunha a opor os trabalhos selecionados aos não selecionados (se aproximando, segundo eles mesmos, do “Salão dos Excluídos de Paris”), a nossa intenção é pensar os projetos mesmo (daí, inclusive o nome Temporada da Projetos na Temporada de Projetos e também o convite a todos os inscritos no edital do Paço, quer tenham sido selecionados ou não). Outra diferença bastante notável é que o “cura-dor” se resumia a somente expor os projetos não-selecionados enquanto que para a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos planejamos uma série de atividades de suporte que possam efetivar e aprofundar os debates propostos. Para outro artista que recusou participar do projeto perguntamos o motivo. Ele nos respondeu que o projeto dele foi “idealizado com a exclusiva finalidade de ser submetido à seleção para uma exposição no Paço das Artes”. Recebemos também alguns emails que continham a autorização não assinada. Por fim, tivemos um número muito grande de emails que foram devolvidos por terem sido enviados ao um endereço incorreto. Com todo o movimento, decidimos passar a tarde no Paço das artes para facilitar os contatos, atender o telefone, e reunir os emails que chegavam para a equipe do Paço e para nós.
em: 11/12/2008

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Modelo de autorização inicial

Uma autorização para que os artistas deixassem seus projetos pelo período de 5 meses sob a guarda do Paço foi a solução encontrada para que não houvesse problemas jurídicos gerados pela não-devolução imediata dos projetos. Tal autorização foi enviada por e-mail pela equipe do Paço das Artes aos inscritos e também disponibilizada para download no website da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos. A autorização tinha a seguinte forma:
Protocolo:

Eu, ______________________________ aceito deixar o meu projeto ______________ inscrito no programa Temporada de Projetos 2009 pelo período de cinco meses sob responsabilidade do Paço das Artes.

Nome:

RG:

Data:

Enviar esse Protocolo assinado para: Fax: 3814 4832 ramal 220 A/C Nathalia Meyer ou Marcela Amaral Email: meyernathalia@pacodasartes.org.br e contato@temporadadeprojetos.org End: Av. da universidade, 1 – Cidade Universitária, CEP: 05508-040 , São Paulo, SP – Brasil

Primeiras realizações

de 5 a 10 de dezembro de 2008

Os dias que seguiram a primeira reunião com a equipe do Paço foram também de intenso trabalho, que incluiu: a elaboração do website — que foi registrado inicialmente como temporadadeprojetos.org, mas depois modificado para projetosnatemporada.org já que queríamos um endereço flexível que não se vinculasse somente à exposição, como seria no caso de “temporadanatemporada.org” — e a elaboração das cartas convite aos artistas selecionados, aos não selecionados, e aos curadores não selecionados. Tudo deveria estar escrito de modo claro, objetivo, didático, bem explicativo, para que os 323 inscritos compreendessem a proposta, se interessarem por ela e enviassem as autorizações de permanência do projeto sem dificuldades. O modelo da autorização foi elaborado pelo próprio Paço das Artes.

Desde a elaboração do projeto ficamos bastante confusos em como envolver os outros curadores que enviaram projetos ao edital como nós. A princípio, no projeto inicial, não os convidaríamos para exibirem os projetos como os artistas, mas faríamos convites para participarem das palestras e workshops. Depois, repensamos o porquê não exibir os projetos de curadoria, e na ausência de uma resposta clara, resolvemos jogar a questão aos outros curadores, que foram convidados a participarem do grupo de discussão específico dos proponentes de projetos de curadoria (projetosdecuradoria@googlegroups.com).

Durante esse período pudemos também ter um contato mais real com os projetos enviados ao Paço das Artes, e ver os diferentes formatos com os quais teremos que lidar (folhas soltas, cds, dvds, caixas, projetos em que artistas fixaram a eles a ficha de inscrição e currículo, etc).

A seleção e a primeira reunião

O Paço das Artes havia informado que o resultado final do Edital seria divulgado em Dezembro de 2008, tanto no website da instituição quanto na imprensa. No dia 2 de Dezembro recebemos, do Paço das Artes, um telefonema informando que nosso projeto havia sido selecionado para a Temporada de Projetos 2009.

Nesse telefonema ficou muito claro que, no momento de sua seleção, o projeto já havia, de alguma forma, começado. Por lidar diretamente com um processo da instituição (a devolução dos projetos e anúncio dos selecionados), surgiu a necessidade de uma reunião para que alguns pontos referentes ao andamento subseqüente da Temporada de Projetos e da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos fossem esclarecidos tanto para nós quanto para a equipe do Paço. A preocupação principal era dependência da participação dos inscritos no edital, que só poderia ser assegurada mediante a elaboração de uma estratégia para convidar a todos no momento que fossem informados do resultado da seleção.

Essa reunião foi marcada para o dia 4 de Dezembro, segunda-feira às 15hrs, no Paço das Artes, e contou com a presença do núcleo de gerenciamento de projetos (Fernando Oliva e Marcela Amaral) e a diretoria técnica do Paço das Artes (Priscila Arantes).

As principais questões levadas para a reunião foram: como pedir autorizações para permanecermos com os projetos dos artistas (imaginávamos usar cartão-resposta de correio)?, os projetos poderiam ser deixados na instituição?, poderíamos usar o telefone no Paço para contatar os artistas? e como seria o cronograma?

A equipe do Paço das Artes estava bastante preparada para ajudar na operação, porém, a única coisa que nos surpreendeu muito foi a lentidão da divulgação do resultado oficial do edital (que não depende somente da instituição). Depois que o júri de seleção escolhe os projetos existe um processo que passa pela Secretária de Cultura, pela elaboração do release para assessoria de imprensa e pela divulgação na imprensa que ocorreria no dia 4 de Dezembro, processo este que poderia durar até o dia 25 de Dezembro. Essa lentidão gerou uma certa preocupação, pois o quanto antes do início das festas de fim de ano fosse realizado o contato com os artistas e divulgado o projeto mais garantido seria o andamento das atividades.

Por isso foi pensada numa solução que envolvia divulgar o resultado aos inscritos no dia 11 de Dezembro por meio de um email de agradecimento institucional, que informava ao inscrito se ele havia sido selecionado ou não. Junto com esse email, seria anexado um convite para participação no projeto de curadoria e também uma autorização simples para que os inscritos deixassem seu projeto no Paço das Artes (por mais 5 meses). Logo depois que o Paço enviasse esse email, a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos faria o seu convite a todos os artistas e curadores.

Durante a reunião ficou claro para todos que esses convites não bastariam para explicar satisfatoriamente a curadoria para os convidados, e, como solução, a utilização do website do projeto — cuja criação já era prevista na proposta enviada ao Paço — pareceu um bom veículo para comunicar não só todos os aspectos do projeto, mas também prover respostas para perguntas freqüentes e indicar meios de contato. Por isso, seria importante também que o website fosse divulgados pelo Paço das Artes. Discutimos um pouco as possibilidades de endereço que o website utilizaria: “temporadadeprojetos.org” era uma opção, mas nos foi sugerido utilizar “temporadanatemporada.org” para que não houvesse confusão com a Temporada de Projetos do Paço das Artes.

Nessa reunião, ficamos sabendo quem foi o júri dessa edição do edital (Paula Braga, Paula Alzugaray, Fernando Oliva, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli, Daniela Bousso e Márcio Harum), que foram enviados 323 projetos, sendo 19 de curadoria, e que a exposição do nosso projeto aconteceria provavelmente no segundo semestre de 2009.