Arquivo do mês de dezembro de 2008

em: 11/12/2008

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Modelo de autorização inicial

Uma autorização para que os artistas deixassem seus projetos pelo período de 5 meses sob a guarda do Paço foi a solução encontrada para que não houvesse problemas jurídicos gerados pela não-devolução imediata dos projetos. Tal autorização foi enviada por e-mail pela equipe do Paço das Artes aos inscritos e também disponibilizada para download no website da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos. A autorização tinha a seguinte forma:
Protocolo:

Eu, ______________________________ aceito deixar o meu projeto ______________ inscrito no programa Temporada de Projetos 2009 pelo período de cinco meses sob responsabilidade do Paço das Artes.

Nome:

RG:

Data:

Enviar esse Protocolo assinado para: Fax: 3814 4832 ramal 220 A/C Nathalia Meyer ou Marcela Amaral Email: meyernathalia@pacodasartes.org.br e contato@temporadadeprojetos.org End: Av. da universidade, 1 – Cidade Universitária, CEP: 05508-040 , São Paulo, SP – Brasil

em: 10/12/2008

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Primeira versão do site

A princípio o website foi elaborado para informar aos inscritos sobre o que se tratava proposta de curadoria Temporada de Projetos na Temporada de Projetos a qual estavam sendo convidados a participar exibindo seus projetos. Assim, a primeira coisa que aparecia na primeira página do website era:
Se você enviou um projeto artístico para o “Edital Temporada de Projetos 2009”, quer tenha sido selecionado ou não, está convidado a exibir o seu projeto na Temporada de Projetos na Temporada de Projetos, exposição que será realizada no Paço das Artes.
Primeira versão do site

Página inicial da primeira versão do site projetosnatemporada.org.

Links para o projeto inicial e perguntas frequentes (FAQs) foram disponibilizados para facilitar o entendimento do artista-convidado-visitante, que podia fazer o download da autorização pelo site e entrar em contato com os organizadores (curadores e equipe do Paço das Artes). A idéia era, só mais pra frente, fazer com que projetosnatemporada.org ganhasse outro formato, direcionado a um público mais amplo.

Primeiras realizações

de 5 a 10 de dezembro de 2008

Os dias que seguiram a primeira reunião com a equipe do Paço foram também de intenso trabalho, que incluiu: a elaboração do website — que foi registrado inicialmente como temporadadeprojetos.org, mas depois modificado para projetosnatemporada.org já que queríamos um endereço flexível que não se vinculasse somente à exposição, como seria no caso de “temporadanatemporada.org” — e a elaboração das cartas convite aos artistas selecionados, aos não selecionados, e aos curadores não selecionados. Tudo deveria estar escrito de modo claro, objetivo, didático, bem explicativo, para que os 323 inscritos compreendessem a proposta, se interessarem por ela e enviassem as autorizações de permanência do projeto sem dificuldades. O modelo da autorização foi elaborado pelo próprio Paço das Artes.

Desde a elaboração do projeto ficamos bastante confusos em como envolver os outros curadores que enviaram projetos ao edital como nós. A princípio, no projeto inicial, não os convidaríamos para exibirem os projetos como os artistas, mas faríamos convites para participarem das palestras e workshops. Depois, repensamos o porquê não exibir os projetos de curadoria, e na ausência de uma resposta clara, resolvemos jogar a questão aos outros curadores, que foram convidados a participarem do grupo de discussão específico dos proponentes de projetos de curadoria (projetosdecuradoria@googlegroups.com).

Durante esse período pudemos também ter um contato mais real com os projetos enviados ao Paço das Artes, e ver os diferentes formatos com os quais teremos que lidar (folhas soltas, cds, dvds, caixas, projetos em que artistas fixaram a eles a ficha de inscrição e currículo, etc).

A seleção e a primeira reunião

O Paço das Artes havia informado que o resultado final do Edital seria divulgado em Dezembro de 2008, tanto no website da instituição quanto na imprensa. No dia 2 de Dezembro recebemos, do Paço das Artes, um telefonema informando que nosso projeto havia sido selecionado para a Temporada de Projetos 2009.

Nesse telefonema ficou muito claro que, no momento de sua seleção, o projeto já havia, de alguma forma, começado. Por lidar diretamente com um processo da instituição (a devolução dos projetos e anúncio dos selecionados), surgiu a necessidade de uma reunião para que alguns pontos referentes ao andamento subseqüente da Temporada de Projetos e da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos fossem esclarecidos tanto para nós quanto para a equipe do Paço. A preocupação principal era dependência da participação dos inscritos no edital, que só poderia ser assegurada mediante a elaboração de uma estratégia para convidar a todos no momento que fossem informados do resultado da seleção.

Essa reunião foi marcada para o dia 4 de Dezembro, segunda-feira às 15hrs, no Paço das Artes, e contou com a presença do núcleo de gerenciamento de projetos (Fernando Oliva e Marcela Amaral) e a diretoria técnica do Paço das Artes (Priscila Arantes).

As principais questões levadas para a reunião foram: como pedir autorizações para permanecermos com os projetos dos artistas (imaginávamos usar cartão-resposta de correio)?, os projetos poderiam ser deixados na instituição?, poderíamos usar o telefone no Paço para contatar os artistas? e como seria o cronograma?

A equipe do Paço das Artes estava bastante preparada para ajudar na operação, porém, a única coisa que nos surpreendeu muito foi a lentidão da divulgação do resultado oficial do edital (que não depende somente da instituição). Depois que o júri de seleção escolhe os projetos existe um processo que passa pela Secretária de Cultura, pela elaboração do release para assessoria de imprensa e pela divulgação na imprensa que ocorreria no dia 4 de Dezembro, processo este que poderia durar até o dia 25 de Dezembro. Essa lentidão gerou uma certa preocupação, pois o quanto antes do início das festas de fim de ano fosse realizado o contato com os artistas e divulgado o projeto mais garantido seria o andamento das atividades.

Por isso foi pensada numa solução que envolvia divulgar o resultado aos inscritos no dia 11 de Dezembro por meio de um email de agradecimento institucional, que informava ao inscrito se ele havia sido selecionado ou não. Junto com esse email, seria anexado um convite para participação no projeto de curadoria e também uma autorização simples para que os inscritos deixassem seu projeto no Paço das Artes (por mais 5 meses). Logo depois que o Paço enviasse esse email, a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos faria o seu convite a todos os artistas e curadores.

Durante a reunião ficou claro para todos que esses convites não bastariam para explicar satisfatoriamente a curadoria para os convidados, e, como solução, a utilização do website do projeto — cuja criação já era prevista na proposta enviada ao Paço — pareceu um bom veículo para comunicar não só todos os aspectos do projeto, mas também prover respostas para perguntas freqüentes e indicar meios de contato. Por isso, seria importante também que o website fosse divulgados pelo Paço das Artes. Discutimos um pouco as possibilidades de endereço que o website utilizaria: “temporadadeprojetos.org” era uma opção, mas nos foi sugerido utilizar “temporadanatemporada.org” para que não houvesse confusão com a Temporada de Projetos do Paço das Artes.

Nessa reunião, ficamos sabendo quem foi o júri dessa edição do edital (Paula Braga, Paula Alzugaray, Fernando Oliva, Priscila Arantes, Tadeu Chiarelli, Daniela Bousso e Márcio Harum), que foram enviados 323 projetos, sendo 19 de curadoria, e que a exposição do nosso projeto aconteceria provavelmente no segundo semestre de 2009.

Elaboração de um projeto: Temporada de Projetos na Temporada de Projetos

A prática de elaboração de projetos na qual nos percebemos inseridos constantemente e que podíamos identificar também como a abordagem principal da produção de muitos outros artistas originou a idealização de uma exposição somente de projetos artísticos. Tal idealização tomou para ela mesma, desde o início, também a forma de um projeto, que poderia ser enviado para alguma seleção pública. 

Nas ocasiões da divulgação dos editais do 15° Salão da Bahia e, logo em seguida, o do 47º Salão de Pernambuco, o que vinha em mente era propor a idéia da exposição dos projetos como uma proposta artística. Essa idéia continuou praticamente inalterada (e não realizada) até pouco depois da divulgação do Edital Temporada de Projetos 2009, do Paço das Artes, mas pelo fato do Paço das Artes aceitar projetos de curadoria que surgiu uma reflexão sobre qual seria a categoria (curadoria ou obra) apropriada para o desenvolvimento de uma proposta como essa. A decisão por desenvolvê-la como projeto de curadoria foi escolhida pois assim seria possível propor atividades de suporte capazes de atribuir à exposição um maior alcance formativo e também que pudessem criar diálogos e debates públicos, por meio de vivências e discussões em palestras e workshops. Mesmo assim, essa escolha não excluiu a inquietação sobre os limites entre o trabalho do artista e o do curador, e foi por isso que essa inquietação foi incluída na proposta.

Todo o processo de elaboração da proposta foi extremamente trabalhoso, mas o resultado foi bastante satisfatório, incluindo a experiência e o desafio de elaborar uma proposta de curadoria. Tudo foi muito bem pensado para gerar a proposta: a motivação, os argumentos, as pessoas que envolvidas, as atividades, a expografia, o orçamento, a metodologia, o design gráfico e a construção do texto. A discussão dela se deu principalmente entre nós dois, mas contamos com algumas ajudas, sugestões e comentários tanto para a correção do texto como para questões sobre as dificuldades jurídicas da exibição de projetos. E aí vão os agradecimentos: Jorge Menna Barreto, Deyson Gilbert, Lucile Winter e Luis Roberto Proença.

Antes de começar a escrever o projeto iniciamos uma pesquisa sobre como algumas instituições se encarregam de devolver os projetos após um edital. Interessava saber, principalmente, se alguma delas arquivavam os projetos de alguma forma. Uma das principais questões era: por que as instituições não arquivam os projetos, tendo em vista que poderiam vir a representar uma característica de cada edital e um material de pesquisa sobre a produção contemporânea brasileira muito rico? O Itaú Cultural, numa ligação realizada nessa fase,  informou que os projetos não são devolvidos e, além disso, o destino deles era sigiloso. Foi só numa ligação para o próprio Paço das Artes que ficou claro que esse tipo de atitude tinha precedente legal, ou seja: por lei as instituições não podem permanecer com os projetos, e por isso eles devem ou ser devolvidos aos artistas ou jogados fora; algo que ocorre da mesma forma com provas públicas. A justificativa legal para isso é que a instituição não é dona do projeto e, por isso, somento o autor é quem pode decidir qual o destino dele.

A situação legal da exibição de projetos passou então a ser uma preocupação maior — já havia a intenção de fazer um pedido formal aos participantes do edital para que eles cedessem seus projetos, mas ficou claro que, mais que isso, seria necessário um termo legal no qual os artistas concordariam em deixar seus projetos com o Paço das Artes para que fossem exibidos, evitando quaisquer problemas jurídicos. Além disso, caso o número de interessados em ceder os projetos para a exposição fosse insuficiente, a possibilidade (levantada na proposta inicial) era abrir um novo edital, para o qual também seria necessária uma assessoria jurídica. Por esses motivos  a Cesnik & Salinas, escritório de assessoria jurídica com enfoque específico em instituições culturais, foi contatada. A consulta premilinar que pretendia ser marcada com a Cesnik & Salinas foi incluída no orçamento caso fosse necessária (e caso o projeto fosse aprovado). 

O edital do Paço das Artes foi aberto no dia 01 de Outubro, porém as idéias foram colocadas no papel somente a partir do dia 24 de Outubro. Foram vários dias de trabalho, incluindo madrugadas e fins-de-semana. Dia 7 de Novembro, sexta-feira, à noite, o texto já estava corrigido e diagramado e foi, pela primeira vez, para a impressão na gráfica. No sábado pela manhã, ao buscar o projeto, identificamos alguns problemas na impressão e alguns erros ortográficos. No domingo à noite levamos uma  nova versão para uma outra gráfica e a buscamos na segunda de manhã, dia 10 de Novembro, data limite de entrega dos projetos ao Paço das Artes. Sempre o limite!

Mesmo depois do projeto ter sido entregue no Paço, continuou a ser um grande interesse nosso, o que nos levou a comentá-lo com outras pessoas e também deixou muita ansiedade até o resultado.  Havia clareza das intenções e um reconhecimento da sua potencialidade na estreita relação que estabelecia com o contexto do Paço das Artes. Mas algumas dúvidas permaneciam:  poderia ser ousado demais?, poderia ser equivocadamente entendido como uma simples crítica e/ou denúncia ao sistema de editais?, poderia ofender ao júri?, teria mesmo chances de ser selecionado entre projetos com uma pesquisa teórica mais aprofundada?. Toda essa inquietação pode ser entendida: a idéia como projeto, enfim, passava pelo mesmo processo que colocava em questão. E assim, ficamos aguardando…