Arquivo do mês de agosto de 2009

em: 18/08/2009

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realização

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Folder 2 – o Folder

Recebemos o boneco digital de como será o folder da exposição. Ficamos bastante surpresos e satisfeitos com a a qualidade da solução para a diagramação dos elementos do folder, principalmente com a solução para a apresentação dos nomes dos participantes da exposição (que também servirá como guia para consulta aos projetos). Como a cor exata não estava à mão dos designers, o preto foi usado para dar uma idéia do preenchimento.
Folder Curadoria

Verso do folder. Clique na imagem para ampliar.

Folder curadoria

Frente do folder. Clique na imagem para ampliar.

Vimos alguns pequenos problemas, como a falta de indentação
Falta de indentação no primeiro parágrafo do folder

Falta de indentação no primeiro parágrafo do folder. Clique na imagem para ampliar.

e também um título do texto que virou parte dele
Inserção do título "A Exposição" no texto.

Inserção do título "A Exposição" no texto. Clique na imagem para ampliar.

Esses pequenos problemas foram corrigidos, exceto pelas inúmeras vírgulas inseridas pela revisão, sobre as quais optamos nem comentar com a equipe do Paço. A primeira alteração mais substancial que sugerimos foi a troca de uma das imagens que já aparecia em nosso projeto por uma foto da página do projeto em si onde a imagem aparece, ou seja:
Substituição de uma das imagens por fotografia do projeto.

Substituição de uma das imagens por fotografia do projeto. Clique na imagem para ampliar.

A intenção seria, com essa troca, evidenciar que a exposição trata dos projetos em si e das etapas de sua produção, formatação, apresentação e assim por diante. Pensávamos que, dessa forma, as imagens teriam um papel que vai além da mera ilustração. Mas,  de longe o mais importante, é o fato de que nossos nomes aparecem na capa, em um tamanho enorme, o que demonstra uma vaidade e culto a personalidade muito desproporcional ao que acreditaríamos que deveria ser dada aos ‘curadores’. Segundo a equipe do Paço, esse era o projeto gráfico original e ele apenas havia sido mantido (os designers que fizeram esse projeto já não trabalham mais com o Paço e quem faz as novas peças são outros designers, que seguem o projeto anterior). Pedimos e sugerimos que os nomes fossem trocados pelo nome da exposição, já que ainda que faça certo sentido colocar os nomes dos artistas da temporada assim em destaque (como indicava o projeto original) nos parece que no caso do projeto de exposição (ou curadoria) seria mais sensato que fosse indicado o nome da exposição selecionada (Temporada de Projetos na Temporada de Projetos). Se não por muitos outros motivos, pelo menos pelo fato de que são mais de 150 pessoas que participam da exposição e cujos nomes são tão importantes, se não mais, que os nossos.
Troca dos nomes dos curadores pelo nome da exposição.

Troca dos nomes dos curadores pelo nome da exposição. Clique na imagem para ampliar

Infelizmente nenhuma das duas propostas de alteração substancial foi aceita.
em: 17/08/2009

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exposição

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Lista de participantes que exporão seus projetos

Depois de meses de trabalho e várias autorizações, hoje fechamos a lista final de participantes da exposição, ou seja, pessoas cujos projetos serão exibidos para consulta dentro do espaço expositivo. De um total de 322 inscritos, serão 151 expostos. Os projetos estarão organizados de acordo com os seus números de inscrição (numeração dada pela equipe do Paço). Segue a lista dos participantes em ordem alfabética de primeiro nome:
A.Luisa Guimarães Galvão (46), Águeda Ferrão (39), Alberto Lefèvre (112), Alexandre Damiano Junior (155), Alice Grou (50), Alice Ricci (91), Amanda Mei (2), Amir Brito Cadôr (241), Ana Basbaum (6), Ana Lucia Mariz (49), Ana N. Zveibil (226), Ana Sefair Mitre (152), Anaisa Franco (175), Andrea Xavier (89), Anne Cartault d’Olive (111), Bárbara de Azevedo (311), Bernadete Amorim (33), Beth da Matta (312), Bruna Oliveira (99), Camila Alvite (45), Camila Barbosa (172), Carla Chaim (133), Carla Guimarães Hermann (66), Carol Seiler (35), Carolina Cortes (266), Caru Albuquerque (137), Celeste Gimenez (77), Cesar Baio (271), Chico Zelesnikar (214), Claudio Matsuno (29), Cleone Augusto (300), Coletivo Vizo (134), Cristiano Lenhardt e Fernanda Gassen (322), Daniel Caballero (87), Daniel Seda (232), Daniel Tavares (13), Danielle Jacob (148), Danilo Perillo (109), Daré (179), Diego Bachmann (276), Diego Castro (82), Evandro Prado (7), Fabiana Queirolo (123), Fabinho Santana (40), Fabio Masami Hirakawa (36), Fabio Okamoto (12), Fabiola M. R. Racy (56), Fabrício Carvalho (201), Fernanda Eva (140), Fernanda Proença (165), Fernando Cardoso (18), Fernando Doria (81), Fernando E. Aznar (60), Flávia Fernandes (168), Flávio Abuhab (28), Francisco Edilberto (249), Gabriela de Andrade (9), Guilherme Callegari (64), Helen Faganello (58), Helga Miethke (106), Hóspede (147), Ivan Magalhães (216), Jimson Vilela (213), Joana Traub Csekö (318), João César de Melo (19), João Manuel Feliciano (307), Josette Barban (79), Julia Ishida (47), Juliana Bittencourt (183), Kamel Ilian (4), Kátia Fiera (103), Kelson Frost (231), Laerte Ramos (176), Leonardo Araújo (222), Leonardo Fanzelau (26), Leticia Ramos (294), Lílian Santos Gomes (225), Lina Wurzmann (138), Lucas Guerreiro (15), Luciana Ohira e Sérgio Bonilha (220), Luciano Zanette (243), Lúcio Carvalho (265), Luiz Cláudio Campos e José Henrique Barreto (251), Luiz Rodolfo Annes (25), Luiz Telles (139), Luiza Proença e Roberto Winter (121), Madu Almeida (118), Marcelino Peixoto (84), Marcelo Caldas (309), Marcelo Gandhi (22), Marcelo Maimoni (248), Márcio Távora (104), Marcos P A (132), Margarete Maria (268), Maria do Céu Diel (71), Maria Helena Bastos (297), Mariana Shellard (142), Maurício Ianês (44), Michel Groisman (315), Mirela Luz (267), Miriam Duarte Teixeira (115), Monica Tinoco (116), Newman Schutze (246), Nilson Sato (65), Paló Pessoa (14), Patrícia Golombek (52), Paula Almozara (154), Paula Fabiana (240), Paulo Mendes Faria (313), Paulo Nazareth (239), Paulo Torres (32), PINO (119), Raquel Gianneschi (101), Regina Parra (164), Renata Bueno (11), Renata Cruz (187), Renata Padovan (110), Renata Siqueira Bueno (83), Renato Leal (171), Ricardo Aguiar (75), Roberta Cani (194), Roberto Fleury (73), Rodrigo Carvalho (51), Rodrigo Castro de Jesus (269), Rosa Barreiros (16), Rosa Esteves (20), Rosilene Fontes (200), Salete Ribeiro (159), Sami Akl (221), Samir Jamal (195), Sandra Lapage (34), Sandra Lopes (193), Sérgio Regis Martins (93), Sheila Hara (284), Silvia Helena Cardoso (210), Simone Höfling (127), Susana Prizendt (92), Suzanne Salviní (41), Sylvana Lobo (70), Tarcisio Costa (80), Teresa Gambino (78), Tortella (114), Velasco (190), Virgilio Bomfim (314), Vitor Mizael (166), Wagner Cozzolino (24), Walter Trindade (72), William Golino (186), Willyams Martins (302), Zeljko Ungar (94).
(Em breve a lista estará disponível na seção participantes deste site)
em: 17/08/2009

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encontro

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Encontro com Luisa Duarte

Nos encontramos hoje com Luisa Duarte para definirmos melhor como será a participação dela na Temporada de Projetos na Temporada de Projeots. Ela é uma das convidadas a ministrar um workshop dentro do ciclo de workshops que lidam com análise e elaboração de projetos.

Contamos um pouco como será a exposição e também a natureza do nosso convite. Em especial, comentamos sobre uma espécie de dificuldade que tem nos surpreendido que é a reação à liberdade que oferecemos aos convidados para ministrar palestras e workshops. Temos deixado claro para todos os convidados a liberdade para desenvolverem as atividades da maneira que mais lhes convenha (ou seja, que tenha mais ressonância com seus interesses, suas pesquisas, seus modos de atuar, etc), temos em alguma medida até incentivando experimentações dentro dos formatos mais convencionais (de palestras e workshops). Imaginávamos que essa liberdade aumentaria o interesse no convidado em desenvolver a atividade, no entanto, a reação surpreendente é que ela acaba gerando uma reação reticente, de afastamento ou desconforto. Não temos como saber exatamente os motivos que levam a essa reação, e uma elaboração maior mereceriam um outro post, mas talvez podem passar por: o fato dessa liberdade pressupor um envolvimento e responsabilidades maiores, uma sensação dos convidados de falta de definição de qual é exatamente o nosso convite, medo de experimentar outros formatos (principalmente por eles poderem não funcionar), desinteresse em envolver-se, etc.

Ao contrário dessa reação, Luisa Duarte foi muito prática e já sugeriu, pelo menos em esboço, como lhe interessaria fazer o workshop. Já tendo participado de situações semelhantes de análise de projetos, ela comentou sobre a dificuldade de estabelecer parâmetros para falar sobre os projetos nessas situações. Além disso, apontou a situação comum na qual quem ministra o workshop se depara pela primeira vez com o projeto minutos antes de que já se espere dele uma reação crítica e analítica muito mais profunda do que é possível fazer nesse tempo tão curto. Isso acaba gerando frustração tanto em quem ministra o workshop quanto em quem participa, pois a expectativa de um determinado retorno nem sempre é correspondida.

Para lidar com essas dificuldades, ela sugeriu que o workshop contasse com artistas convidados por ela para apresentarem projetos (ou mesmo que ela apresentasse projetos deles). O primeiro benefício seria, levando em consideração que ela convidaria artistas/projetos com os quais tem mais familiaridade e vem acompanhando a trajetória, que o tempo curto de reação a uma proposta seria minimizado. Além disso, a apresentação destes projetos facilitaria o estabelecimento de parâmetros a partir do qual seria possível discutir com os projetos dos outros participantes do workshop.

Ela também deu importância que as atividades que estamos propondo sejam documentadas, e no caso dos workshops a melhor maneira de registrá-los seria por meio de um relato, já que um registro em vídeo ou áudio de um evento como esse (mais informal do que uma palestra) pode torná-lo inacessível a quem não estava presente.

Projeto Portfólio: terceiro encontro

Nota introdutória: ao contrário do primeiro e do segundo, para este relato do terceiro encontro do Projeto Portfólio iremos experimentar um novo formato, um Podcast. Nossa idéia era não repetir o que aconteceu no último encontro do projeto Portfólio, organizado pelo educativo do Paço das Artes: chegarmos atrasados e perder parte da fala dos artistas (naquele caso, perdemos parte da fala do Laerte Ramos). Porém, no encontro do dia 15 de Agosto, em que foram convidados a falar o PINO, o Michel Groiman e o Maurício Ianês (artistas da 3a Temporada de Projetos), chegamos muito mais atrasados! Para nossa surpresa, encontramos pouquíssimas pessoas reunidas (em torno de 11 pessoas, sendo que 3 pessoas eram artistas da Temporada de Projetos e 4 do educativo do Paço das Artes) e a conversa ainda não tinha começado. Somente quando chegamos é que Michel Groisman iniciou a sua apresentação. As apresentações tanto de Michel Groisman quanto da PINO foram bastante instigantes e geraram discussões (ainda que a do primeiro tenha tido um momento rico que não é possível reviver numa gravação como essas, na qual foi jogado o “Polvo”). Após o seu relato, Michel deu a voz aos dois artistas da PINO, que fizeram uma apresentação por meio do seu website http://pino.tc/. O artista Maurício Ianês não compareceu ao evento, e portanto somente o Michel Groiman e o PINO que falaram sobre seus trabalhos. Os arquivos de áudio a seguir são resultado de gravação realizada no Paço das Artes no dia 15 de Agosto de 2009. Michel Groisman:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

PINO:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Durante sua fala, Michel Groisman propôs uma partida rápida de Polvo, para diversão (e constrangimento?) de todos.

Durante sua fala, Michel Groisman propôs uma partida rápida de Polvo, para diversão (e constrangimento?) de todos. Clique na imagem para ver outras fotos do encontro com os artistas.

No final do encontro conversamos com o Michel Groiman sobre a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos. Ele comentou que gostou muito da idéia de exposição, mas que gostaria de sugerir que cada participante, expositor de projeto, recebece um  valor em dinheiro simbólico. Nós explicamos a ele que chegamos a pensar nessa possibilidade, porém como nós temos um orçamento muito pequeno achamos que seria um dinheiro muito insignificante para muito trabalho, pois para cada um dos participantes receber sua parte seria necessário entregar uma grande quantidade de documentos para a instituição, fato que poderia inclusive gerar a desistências de algumas participações!
em: 06/08/2009

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temporada de projetos

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A curiosa divulgação do Edital Temporada de Projetos 2010

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Flyer do Edital da Temporada de Projetos 2010 divulgado pelo Paço das Artes. Clique na imagem para ampliar.

Ao entrar no site do Paço buscando por outras informações nos deparamos com a publicação do Edital Temporada de Projetos 2010 (que, por sinal, aparece lá em um lugar onde antes havia uma pequena chamada para a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos e o link para este site). A nossa reação foi de completa perplexidade diante de tal situação, a ponto a ter de ser um pouco difícil conter uma reação. No início deste ano de 2009 a própria direção do Paço das Artes agendou a exposição Temporada de Projetos na Temporada de Projetos para Outubro e Novembro argumentando que seria produtivo tanto para os interessados em se inscrever no Edital 2010 quanto para a própria instituição; argumento que pensamos ser muito válido. Porém, o Edital 2010 foi lançado muito antes do início da exposição e, não só isso: também encerrará as suas inscrições muito antes do início da exposição! O lançamento do Edital nessas condições torna evidente a desconexão da instituição com aquilo que ocorre dentro dela. É como se a própria diretoria não soubesse que a Temporada de Projetos na Temporada de Projetos vai acontecer ou que ela guarda uma relação muito estreita com o Edital, inclusive o de 2010. Também nos causa certo estranhamento a desatenção para o fato de que a concomitância da exposição e do Edital traria um interesse público maior para os dois, ou seja, automaticamente potencializaria a ambos. E potencializar também a qualidade dos projetos enviados ao Edital, ora, se a proposta da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos inclui a realização de discussões sobre projetos e workshops de elaboração, nada mais natural que os participantes possam aperfeiçoar suas práticas. Além disso, acreditávamos que a exposição poderia servir também como uma oportunidade para realmente repensar o Edital de dentro, isto é, uma oportunidade que poderia ser aproveitada pela própria instituição para modificar o Edital, adaptá-lo a possíveis “diagnósticos” e problemas levantados pelas atividades da exposição. Talvez realmente não exista interesse em mudar o Edital, atender ao público ao qual ele se destina de uma forma mais sensata. O que a equipe do Paço explicou é que encerrando o Edital somente em Novembro, como ocorreu nas últimas edições, não há tempo suficiente para o preparo das exposições, tanto o tempo para os artistas prepararem suas obras quanto para a produção prepar a primeira exposição. A nova data limite para a entrega das propostas, conforme o Edital 2010, é 11 de Setembro, o que vai garantir nada menos que dois meses a mais para os artistas e produtores se organizarem com mais calma. Não há dúvida de que isso parece um bom argumento para que o Edital 2010 tenha sido divulgado da forma relatada acima, mas qualquer que seja o ponto de vista, não deixamos de acreditar que a divulgação foi feita de uma maneira bastante cômoda e poderia ter sido mais adequada às experiências que ocorrem dentro da instituição.
em: 03/08/2009

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realização

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Folder

Conforme planejávamos (e já nos havia sido pedido pela equipe do Paço), escrevemos o texto que estará no folder da Temporada de Projetos (que normalmente fica disponível para o público na entrada do Paço). Todos os folders da Temporada de Projetos 2009 foram desenhados de acordo com um projeto da ps.2 e seguem uma lógica que os conecta por um degradé de cores; isso não será diferente no caso da Temporada de Projetos na Temporada de Projetos (do ponto de vista do design).
Página da PS.2 com descrição do projeto do folder

Página da ps.2 com descrição do projeto do folder. Clique na imagem para visitar o site.

Ao contrário do que aconteceu com os artistas que expõem obras, preferimos escrever nós mesmos o texto do folder e não deixá-lo para ser escrito por um crítico como vinha acontecendo com os artistas. A intenção de nosso texto foi uma apresentação bastante breve e concisa da exposição (principalmente tendo em vista o limite de 3600 toques para o tamanho do texto), visando possibilitar a aproximação inicial de uma vasta gama de público. Por isso mesmo deixamos de lado a “mostarda dos conceitos que regem/motivam/informam/inquietam a curadoria, cuja inclusão necessariamente obrigaria transformar o texto em algo muito hermético. Além do texto abaixo, o folder deverá conter também uma lista com os nomes do artistas que expõem seus projetos.
Em “The Loneliness of the Project“, Boris Groys defende que a formulação de uma grande variedade de projetos se tornou a maior preocupação do homem contemporâneo. Segundo ele, “nos dias de hoje qualquer que seja o objetivo que se queira perseguir no campo econômico, político ou cultural, é necessário primeiro formular um projeto adequado para submetê-lo para aprovação ou financiamento oficial de uma ou várias autoridades públicas”.[1] Groys também afirma que Hegel já apontava a origem da necessidade de elaborar projetos como uma característica de todas as sociedades pós-revolucionárias pelo fato de que “prescrevem objetivos racionais, procedimentos e estratégias aos seus membros, e exigem deles explicações, justificativas e planos precisos”.[2] Dentro do campo das artes visuais ocorre exatamente o mesmo. Em momentos variados, como por exemplo para a produção de uma exposição, criação de um museu ou centro cultural e mesmo para o desenvolvimento de uma obra de arte, é imprescindível a elaboração de um projeto. Na maioria das vezes este projeto é formatado e re-formatado para ser apresentado em vários contextos institucionais que exigem determinados padrões para que uma avaliação seja possível dentro de seus programas periódicos que convocam o envio de projetos artísticos. Dentro do Paço das Artes, a “Temporada de Projetos” desempenha esse papel. Desde 1999 convoca, por meio de edital público, artistas de todo o país a enviarem seus projetos para que sejam realizados na instituição. Como em tantos outros programas deste tipo, também na “Temporada de Projetos” é inacessível ao público a origem das obras apresentadas, ou seja, a etapa inicial da produção artística (projeto) costuma ser velada já que as obras de arte geralmente são apresentadas como um produto acabado.

A exposição

“Temporada de Projetos na Temporada de Projetos” pretende estabelecer uma rede de reflexões sobre processos artísticos e curatoriais e oferecer um espaço de debate por meio das seguintes propostas:
  • Uma exposição de projetos na qual todos os 322 artistas e curadores que enviaram projetos para o “Edital Temporada de Projetos 2009” do Paço das Artes foram convidados a participar, independente do resultado da seleção. Desses 322 inscritos, participam da exposição cerca de 150 projetos.[3]
  • Realização de atividades por meio das quais pretende-se esclarecer, ampliar e aprofundar os temas sugeridos pela apresentação dos projetos. São oficinas e palestras que acontecem no espaço expositivo e cujos formatos são repensados junto com cada um dos convidados para ministrá-las. Como parte dessas atividades está prevista uma série de encontros com docentes de diversas unidades da Universidade de São Paulo, convidados para apresentar e refletir sobre a noção de projeto em suas respectivas áreas de conhecimento, contribuindo assim para o debate na área de artes.
  • A criação e manutenção do website http://projetosnatemporada.org, onde são documentados os processos de desenvolvimento das propostas anteriores. Outros recursos da internet como Twitter, Facebook, del.icio.us e listas de discussão também são utilizados para divulgação, relatos, registros, referências e debates.

Notas

[1] – GROYS, Boris. “The Loneliness of the Project”. In: WOENSEL, Jan Van (Ed.) “New York Magazine of Contemporary Art and Theory”, Issue 1.1, 2002. Disponível em: www.ny-magazine.org/PDF/Issue%201.1.%20Boris%20Groys.pdf [2] – GROYS, Boris. “The Mimesis of Thinking”. In: DE SALVO, Donna (Ed.) “Open Systems”, Tate, 2005. [3] – Dentre os 172 restantes, 61 recusaram o convite para participar, 89 não se manifestaram e 22 não enviaram a documentação necessária para efetivar sua participação apesar de terem demonstrado interesse na exposição.